segunda-feira, 30 de abril de 2018

# Arte # Literatura

Mundo Artístico e Literário






Faz um tempo que queria fazer uma espécie de artigo bem interessante sobre a Arte e sua importância na nossa vida, mas sem querer imitar uma matéria de escola que você tem que copiar, decorar pra tirar nota boa na prova, mas sim para mostrar o quanto é interessante esse mundo que Deus preparou para nós, para que mergulharmos e nos descobrirmos nele. Vamos lá? (Estou escutando música, escute também, estou escutando Marcha das Horas - Nô Stopa.)

A linguagem artística é a que usamos desde os primeiros anos de vida para nos expressar. Por meio dela representamos o mundo que está ao nosso redor, ela é a nossa forma de comunicação, nos desenvolve em tudo o que somos capazes de fazer : habilidades, competências, conhecimentos, nos constrói em todos os sentidos.
Da mesma forma que um escritor precisa conhecer o alfabeto, o pintor precisa conhecer as tintas, os suportes, os elementos para fazer uma composição e assim por diante. O artista, então deve dominar suas técnicas de arte.



O Belo na Arte
Agora vem minha parte preferida. A arte nos mostra a beleza que temos necessidade e que não é luxo, é um alimento para nossa alma. A estética: de origem grega (aisthesis) significa "sentir", percepção dos sentidos humanos. Estética é um ramo da Filosofia que questiona o que é o belo e como ele aparece na Arte por meio de uma técnica apurada que mostra até o feio de forma bela.

Leitura Artística
Cada um lê uma obra diferente, quanto mais aumentamos nosso olhar artístico (bagagem cultural) passamos a perceber de modo diferente aquilo que nos cerca. Por isso que um intelectual enxerga tanto em um livro que outra pessoa não enxerga, pois sua bagagem de leitura é grande. Quanto mais lemos, estudamos e apreciamos o mundo artístico, maior é nossa bagagem artística.

"A arte é uma transformação simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um outro mais bonito e mais intenso por cima da realidade imediata." Ferreira Gullar




Sou apaixonada por teatro desde criança. Amo escrever peças, dirigir os ensaios e atuar, me considero uma pessoa tão teatral que costumo imitar as pessoas no meu dia a dia sem querer. Isso é um dom e é uma maneira de se descobrir, mas sem esquecer a própria identidade, é claro. É tão maravilhoso você poder se soltar, encarar uma personalidade diferente da sua, vestir roupas diferentes. No meu caso, é super engraçado quando interpreto personagens muito sérios, pois sou extrovertida e alegre. É um ramo artístico apaixonante. Você já tentou?



Arte Literária

Como é na Literatura? É  a arte de um veículo próprio: a palavra. O poeta cria um mundo surreal que reflete a realidade mas não é ela. Assim como Deus criou o mundo, o escritor cria um mundo próprio dele e expõe para as pessoas entrarem e participarem.




Quando lemos habitamos outro mundo, o mundo interior do artista, que soube expressar muito bem sua alma, seu paraíso interior. Sua forma de enxergar as coisas, o que pode nos alimentar e acrescentar na nossa forma. A leitura nos deixa ricos, milionários de experiências. Sinto uma nova pessoa a cada livro que leio.
A poesia nos enriquece e nos faz poetas também.
E a literatura é tão rica : poesia, teatro, contos, romances, crônicas, e muitos outros. Olha só que mundo vasto! Não podemos queimar mil bibliotecas de Alexandria como diz o Tiago Iorc, temos muita riqueza à nossa disposição.
Passamos a contemplar jardins distantes, mares sem horizonte. É uma viagem da alma.
E isso se estende em todo mundo artístico que te incentiva a se descobrir como um artista também : seja pintor, poeta ou músico. Você pode se alimentar e também deixar o seu mundo para os outros se alimentarem também. É uma troca de maravilhas, uma riqueza de experiências que nos enche de vida.
Deixo aqui esses vídeos maravilhosos das escritoras brasileiras Marina Colassanti e Adélia Prado que enfatizam muito bem tudo que falei a respeito da Arte e da Literatura:








Espero que eu possa ter mostrado que a Arte é muito mais que uma matéria de escola. Isso é jogar pérolas no lixo não acham? Deixem nos comentários.

2 comentários:

  1. Larissa, eu também amo a arte expressa em pinturas, na fala, na escrita, na música, na vida em geral!!
    Tudo é uma forma de se elevar ao divino, em encontrar paz, em ter um recanto sereno para acalentar a nossa alma!
    Ouvir Adélia Prada foi incrível! Ela é tão sábia, tão maravilhosa!! Ela é pura poesia!! AMEI!!
    Obrigada por mais esse presente!

    Tenha uma semana maravilhosa!!
    Beijos e carinhos!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Adriana, você tem um gosto requintado igual ao meu para a Arte. Adélia é fabulosa né? Que bom partilharmos nossas experiências com coisas tão belas. Blogosfera é tudo de bom.
      Abraços, maravilhosa semana a ti também...

      Excluir

Parcerias


Parcerias, digulgadores desse Blog:










Quer ser parceiro(a)?

Envie um e-mail para: larissa.coriemariae@gmail.com