sábado, 12 de agosto de 2017

# Literatura # Livros

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway





Em menos de um dia li essa obra fantástica de Hemingway, que lhe rendeu o prêmio Nobel de Literatura. Por aí dá pra imaginar a importância dessa obra, né? Comecei lendo Hemingway por "Paris é uma Festa" e eis que agora acabo de ler o Velho e o Mar mais surpreendida ainda por seu talento magnífico.

Resenha

O livro conta a história de uma valho pescador chamado Santiago que havia 84 dias que não pescava nada, por isso todos que o conheciam o chamavam de azarado e o tratavam com chacota, desprezo. O único que era seu amigo de verdade era Manolin, que era um rapaz que o velho havia ensinado pescar desde pequeno. Manolin estava pescando com outros pescadores porque seus pais haviam proibido de pescar com velho devido ao seu azar, mas o rapaz estava sempre indo atrás do velho, cuidando dele, e ajudando-o. No 85° dia o velho tem um pressentimento de que iria conseguir sucesso em sua pesca e sai para o alto mar a pescar sozinho e de repente pesca um peixe gigantesco de tamanho anormal.
Ele luta durante muito tempo para sonseguir matar o peixe para assim o colocar dentro de sua canoa, é uma grande luta com a natureza, com o peixe e o mar, pois o peixe leva sua canoa para o alto mar o que dificulta muito sua vitória. Não vou contar mais para não dar spoiler, mas vou dizer qual é a mensagem que tirei do livro, o que ficou pra mim. 


Mensagem para mim

Bom, a princípio mostra muito a questão da humildade, da amizade, da lealdade entre o velho e o Manolin. A solidão do velho, sua pobreza, em constraste com seu otimismo, perseverança, coragem, etc. Ele é simplismente batalhador e não desiste de seu objetivo, custe o que custar. Seu relacionamento com a natureza, um relacionamento de amor, respeito e consideração. Vejo que a luta de Santiago com o mar é uma metáfora da luta de cada pessoa com sua própria vida, qual é a postura diante das derrotas, dos obstáculos, do sofrimento em si. A vitória nem sempre está em conquistar um objeto almejado mas sim se lutamos para aquilo com todas as nossas forças, se damos o nosso sangue, qual será o grau de merecimento, se estamos preparados para receber aquilo, etc.


Frases que me marcaram

“ – Mas o homem não foi feito para a derrota – disse em voz alta. – Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.” 

“Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.”

“Ás vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa.”




8 comentários:

  1. Larissa agradeço comentário e seguidora de meu espaço! Como disse esse livro é extraordinário pelo conteúdo robusto em tão curto texto. Parabéns pela postagem. Abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laerte, eu que agradeço pela sua participação aqui! :)
      Sim, realmente o livro tem algo muito precioso em pouco texto, um espetáculo!
      Muito obrigada, boa semana, abraços!

      Excluir
  2. Esse livro é mesmo maravilhoso e não conheço quem assim não ache...Gostei de te ver lá! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa, como vai querida?

    Que excelente indicação de leitura! Essa é uma obra valiosíssima cujo conteúdo foi muito bem abordado em sua resenha.
    Não é a toa que Hemingway, ganhou o prêmio Nobel de Literatura. É uma lição de vida!!
    Um verdadeiro contraste entre o velhinho que busca o seu sonho e jamais desiste a despeito de sua frágil condição física, já deteriorada pelo tempo e pela idade avançada...
    O valor da amizade tem que ser sempre reiterado e vangloriado!

    Desejo um maravilhoso final de semana querida!
    Um super beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, tudo ótimo graças a Deus!
      Que bom que você gostou! É relamente uma maravilha de livro!
      Verdade, prêmio merecido! Grandes valores abordados!
      Muito obrigada pela sua visita aqui, igualmente, bjs!

      Excluir
  4. Não conheço o livro, mas parece bem interessante fiquei bem curiosa a respeito. Obrigada por sua visita ao meu blog, és sempre bem vinda sempre que quiser dar um pulinho por lá. Beijocas :3 ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hilda, que bom que ficou curiosa a respeito, fica aí uma boa dica de leitura! Agradeço igualmente sua visita aqui! Voltarei sempre lá sim!
      Bjs!

      Excluir

Parcerias


Parcerias, digulgadores desse Blog:










Quer ser parceiro(a)?

Envie um e-mail para: larissa.coriemariae@gmail.com