quarta-feira, 30 de agosto de 2017

# Literatura # Livros

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder




Chegou a hora de resenhar esse livro que na verdade li no finalzinho de 2015, faz um tempinho já. Devido a sua importância e também pelo meu gosto por ele (um dos livros que mais gostei de ler); decidi fazer a sua resenha aqui, mesmo que faz um tempinho que li, não faz mal, lembro perfeitamente. 
Bom, O Mundo de Sofia, para quem nunca leu, imagino que pelo menos já ouviu falar, pois é bem famoso, é o romance da Filosofia. Ouvi falar dele na faculdade e me interessei bastante, pois eu gosto bastante de filosofar, acho que não precisa ser estudado na área para ser fiósofo, acho que todo mundo tem seu lado filósofo. O meu é bastante aguçado, desde que me dei por gente levando questões sobre a vida, o sentido de existir, se existe vida em outros planetas, como pode existir tanta gente (isso me intriga até hoje). Enfim, pergunta muito, procura respostas e esse é o objetivo da Filosofia.

Resenha
Sofia Amundsen é uma norueguesa de apenas 14 anos. Na véspera de seu aniversário, ela começa a receber correspondências,ições de filosofia por cartas, vídeos, conversas e bilhetes. Mais tarde ela descobre que Alberto Knox, um senhor muito peculiar, é que é o autor de tal curso filosófico, e ele passa a ser o seu professor. Então recebe cartões postais super estranhos do Líbano, só que endereçados a uma certa Hilde Knag, pessoa totalmente desconhecida para Sofia. E tais cartões vão ficand, cada vez mais misteriosos: parece que todos têm uma conexão com Sofia, pois o remetente sempre citava a garota como sendo intermediária de tais correspondências...
Contando com um curso completo sobre a superfície da filosofia, Sofia aprende sobre os pensamentos da Antiguidade Clássica, da Idade Média, da época Moderna e da atualidade. Passa por Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Kant etc.
E no fim, claro que não vou contar para não dar spoiler, tudo é desvendado e muito interessante. Para quem não leu, fica aí uma ótima dica!

O que mais gostei
Além de aprender muita Filosofia, toda sua história praticamente e de forma super dinâmica, senti muito prazerosa a sua leitura, um gosto de criança que vê o mundo pela primeira vez, que aprende um monte de coisa, sinto que é um livro infantil mas para qualquer idade, sinto que retornei à infância, mas no bom sentido de ser criança, aquela sede de conhecer o mundo, brincando.




Frases importantes











Enfim, eis aí uma leitura de grande valor, se já leu e gostou também, deixe nos comentários sua opinião! Até mais!

4 comentários:

  1. Acredita que nunca li O mundo de Sofia? Quero muito...amo filosofia e tenho que adquirir essa obra urgente. Eu simplesmente amei as quotes. Aii quero muito!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, leia sim! É simplismente fabuloso!
      As quotes são maravilhosas mesmo, que bom que gostou!
      Depois que ler me conte! bjs, volte sempre...

      Excluir
  2. Oi Larissa.
    Eu nunca li, mas achei a premissa muito interessante. Filosofia faz parte de nossas vidas e de todos os nossos questionamentos.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, obrigada pela visita!
      Que bom que gostou! Verdade, é de grande importância a Filosofia nas nossas vidas! Bjs volte sempre1

      Excluir

Parcerias


Parcerias, digulgadores desse Blog:










Quer ser parceiro(a)?

Envie um e-mail para: larissa.coriemariae@gmail.com