sábado, 1 de julho de 2017

# Curiosidade

Curiosidade sobre Curiosidade



Você sabia?
Sobre quantas coisas temos curiosidade né? 
Ao conversar com uma pessoa muito sábia a respeito da minha curiosidade, ela me deu uma tarefa. Pesquisar na internet o que é a curiosidade, seus lados bons e ruins, etc.
Pesquisei, li vários artigos sobre o assunto e tirei muitas conclusões.


“O homem é uma criatura que faz perguntas. Desde quando nascemos começamos a fazer perguntas . Pode-se até mesmo dizer que a história da humanidade é a história de perguntas e respostas que nós homens formulamos.” — Octavio Paz, poeta mexicano.


Eu havia comentado a respeito da curiosidade besta. Essa eu desenvolvi na minha infância. Eu e meu irmão tínhamos a mania de dizer coisas do tipo:
- Advinha que página estou lendo desse livro.
- Não sei e não quero saber.
- Tem certeza? Você nunca mais vai saber, pensa bem!
Então, perna pra quem tem para correr antes do outro fechar o livro porque senão NUNCA MAIS iria saber.
Tenso né? Desde então tenho curiosidades bestas, tais como olhar pra ver quem está passando do meu lado, o que tem atrás de alguma coisa, quem tossiu, quem abriu a janela, qual cachorro latiu, que ano fulano nasceu etc.
Lendo sobre a curiosidade encontrei mais lado bom que lado ruim. Descobri que todos têm curisidade, mas alguns têm em maior intensidade (grau). A curiosidade é boa para expandir os conhecimentos em determinada área ou em diversas áreas, é excelente para um jornalista por exemplo. Mas não é bom querer saber de tudo pois as curiosidades bestas, como eu disse, não acrescentam nada, são fúteis.


"A curiosidade é mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein)

"A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar atrás das portas e por outro a descobrir a América." (Eça de Queirós)




Então compreendi que a curiosidade é um instrumento muito bom tal como um alicate. Mas não preciso levar um alicate para o cabelereiro ou para a faculdade. Ele é bom na sua serventia, em outras ocasiões ele é muito desnecessário. Só incomodaria. Assim é a curiosidade, instrumento maravilhoso, mas exige um discernimento no uso dela (na ocasião certa) quando aquilo que estou querendo saber vai me acrescentar alguma coisa, vai me ser útil de alguma forma.

Gostaram? Compartilhem, comentem e voltem sempre!

4 comentários:

  1. Boa noite querida Larissa!

    Antes de tudo ,venho agradecer suas palavras de carinho que deixou por ocasião da festa de 6 aninhos do Vivendo Bem Feliz! Palavras lindas que não tem preço e ficarão para sempre registradas naquele cantinho!!! Você já está na lista dos 100 Top Comentaristas, ocupando a 72 posição!! Isso é espetacular pois nos conhecemos apenas outro dia não é? OBRIGADA!! :)))

    Ah, a curiosidade!! Creio que ela é que move o mundo!!
    Sem curiosidade , como os grandes inventores da humanidade fariam?
    Só com um grande incentivo ( da curiosidade) é que as maiores invenções foram criadas e assim deixadas para as gerações posteriores!!!

    Adorei suas palavras, e a motivação da curiosidade sua e de seu irmãozinho na infância!! Muito legal as brincadeiras e a interação que tinham! E agora na fase adulta, ainda continuam brincando? rsrs

    Beijos querida e desejos de uma semana maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! Eu é que fico lisongeada de participar daquela festa linda, seu blog é demais, está de parabéns! Quero avançar de posição! haha.. realmente pelo pouco tempo que nos conhecemos estou em uma ótima posição, fico feliz!
      Curiosidade, tenho que aprender a usá-la isso sim! Verdade ela move o mundo!
      Que bom que gostou! Paramos de brincar assim, mas gostamos de lembrar! rsrs
      Bjos e um fds lindo para você, abraços!!!

      Excluir
  2. Gostei muito do post Larissa...Eu nunca tinha olhado a curiosidade por esse ângulo, e gosto muito de posts com essa pegada mais intelectual. Obrigada por sua visita ao meu blog, espero te ver novamente por lá. Beijocas lindona! :3 ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Muito obrigada, fico feliz!
      Com certeza voltarei sempre ao seu blog, gostei muito de seus posts!
      Volte sempre aqui também linda! Abraços!!!

      Excluir

Parcerias


Parcerias, digulgadores desse Blog:










Quer ser parceiro(a)?

Envie um e-mail para: larissa.coriemariae@gmail.com