terça-feira, 25 de julho de 2017

A Importância da Leitura




Você tem o hábito de ler?
Resolvi escrever esse post para ajudar quem não tem esse hábito, pois é uma das melhores atividades que uma pessoa pode realizar por ela mesma, é simplismente enriquecedora. Todo mundo aprende a ler e escrever na escola (alfabetização), mas será que todos que sabem ler, costumam ler igual? Pois eu digo que não, existem vários tipos de leitura. Como assim?
Quem cria o hábito de ler, começa por livros fáceis e com o tempo vai avançando e lendo livros mais complexos, aumentando a sua capacidade de leitor, aumentando seu vocabulário, compreendendo as entrelinhas, enxergando muito mais coisa que outras pessoas. Uma pessoa que costuma a ler muito pode ver muita coisa diferente em um mesmo livro que outro lê e não tem essa capacidade de ver.
De acordo com um curso que eu fiz "Curso de leitura analítica", aprendi que existem quatro níveis de leitura:
  • Nível elementar: Saber ler, o que o diferencia do analfabeto.
  • Nível Inspecional: Leitura avaliativa, saber discriminar os livros por uma rápida leitura.
  • Nível Analítico: Ler em etapas (estrutura, conteúdo e crítica sobre o livro)
  • Nível Sintópico: Ler vários livros para se responder a um problema (no caso, úti para um artigo científico)
Enfim, o nível mais importante para uma pessoa que quer ser uma grande leitora, é o nível analítico, que seria uma leitura mais profunda, capaz de captar os detalhes, as entrelinhas e entre outros. Para você que pensa que ler é muito difícil, saiba que leitura não é privilégio de ninguém e sim um hábito que se adquire, assim como um exercício físico, no começo é um esforço mas depois se torna uma necessidade e te traz muitos benefícios.
Caso você não leia nada mesmo, é bom começar por livros pequenos e fáceis de ler, mas principalmente, a leitura deve ser do seu gosto. Com o tempo, você sendo fiel e avançando, você vai acabar por ler qualquer coisa com mais facilidade. É incrível.
Existem dois tipos de livros: os expositivos que visam ensinar algo ao leitor; e os imaginativos, são as histórias, contos, fábulas, romances, etc. Trabalham a imaginação. Todos os livros são muito bem vindos, deve-se ler de tudo o que tiver interesse.

Benefícios da leitura

Afinal, quais são os benefícios da leitura? Pra que ler um livro se posso assistir um filme? Seria mais rápido e mais cômodo. Pois é, estamos na era da preguiça, ninguém quer mais se esforçar, tudo é com apenas um clique na era da internet, da televisão com controle, etc. 

Gramática
Se você é daquelas pessoas que odeiam estudar gramática e decorar regras, ler seria uma ótima troca, pois lendo bastante, você automaticamente decora pontuação, acentos e etc. E consequentemente vai falar e escrever corretamente e sem ver.

Lógica
Além de falar e escrever corretamente, você vai adquirir coerência, ou seja, seus textos vão ter mais sentido, vão ser mais compreensíveis, sem rodeios e devaneios.

Retórica
Vai com certeza falar e escrever com estilo e beleza, possuindo riqueza de vocabulário, vai dominar as figuras de linguagem, que são a essência da Estilística (parte da gramática que estuda o estilo das palavras).  

Além de tudo isso, tenho plena certeza que vai ser uma pessoa mais criativa em tudo, pois a leitura trabalha a imaginação e a criatividade. Assistir a um filme não trabalha sua mente como ler um livro: ao ler, sua mente tem o trabalho de imaginar os personagens, o cenário, os diálogos e etc. Não pensem que podemos evoluir à base de comodidades. O que exige esforço sempre nos traz alguma recompensa. 
Bom, é isso, espero que meu post traga muito incentivo para nascer mais e mais leitores!
Até mais!


4 comentários:

  1. Querida Larissa, teu texto é um incentivo para aqueles que ainda não pegaram o hábito e oxalá que um dia peguem. Livros são tudo, nos ensinam, é um ótimo lazer, nos dão um maior preparo diante da vida e nos enriquecem culturalmente, além de nos moldar como pessoas mais seguras. Então esse é o valor da leitura.
    Deixo pra você minha experiência com a leitura numa época que não é a tua, éramos dirigidas a ler o que a professora dava e não o que nossa idade pedia. Mas graças ao meu pai, era escritor, isso não chegou a me afetar, essa falta de sensibilidade para com adolescentes, ditando o que deveríamos ler e não o que gostaríamos de ler. Deixo o link pra você:
    https://taisluso.blogspot.com.br/2011/09/o-habito-de-ler.html

    Parabéns por esse teu texto tão lúcido. Dá para ver pela sua escrita que você lê bastante, parabéns!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário Tais! Realmente é complicado quando somos obrigados a ler o que não gostamos, a leitura não deve ser forçada né?!
    Muito obrigada pela observação, sim a leitura pra mim é um lazer que pratico sempre, eu gosto demais!
    Vou ler seu texto, que bom que gostou do meu! Bom fim de semana! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Larissa, admiro muito quem gosta de ler e aqui no seu blog você desenvolve um papel importantíssimo. Motivar a leitura. Parabéns! Amei seu blog e já estou seguindo. Convido você a conhecer e seguir os meus, se gostar é claro. Logo voltarei com meu outro perfil para seguir o seu pois amei de verdade suas postagens. Tenha uma bela noite e um amanhecer de paz. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, professora Lourdes! Que honra te ter por aqui, seja bem vinda!
    Fico muito feliz que tenha gostado do meu post e do meu blog, fico lisongeada. Peço que deixe aqui os links dos seus blogs que com certeza quero conhecer e seguir de volta! Muito obrigada pela visita! Volte sempre, grande abraço e abençoada semana...

    ResponderExcluir