domingo, 17 de abril de 2016

# Arte # Literatura

Uma Professora muito Maluquinha - Ziraldo



Tenho tanto a falar dessa obra de Ziraldo, pois ela me inpira tanto... Ziraldo escreveu esse livro inspirado pela sua professora de infância, a Catarina, que era conhecida como Cat. Era uma professora cativante, que amava o conhecimento e passava de maneira apaixonante. Ziraldo quis homenagear todos os professores, pois é grande e valiosa a missão da educação. É triste que não é valorizada no nosso país e educação é tudo que uma nação precisa.


Ele criou essa personagem, a professora maluquinha que vem com novas ideias, de como transmitir o conhecimento: através de brincadeiras, criatividade, distrações. Se acontecia alguma briga, ela transformava a sala em um juri, com acusação e devesa. Para ler ela levava gibis, contava histórias e inventou a máquina de ler. 



Inventava música, teatro, jogos e as crianças passaram amar ir à escola pois descobriram que ler e aprender era uma alegria. Era tanta alegria dentro da sala que a diretora vinha e gritava: "vamos parar com essa felicidade aí?" As outras professoras não gostavam nenhum pouco, a professora maluquinha realmente incomodava com seu jeito maluco de ensinar. Agora não posso contar mais, você vai ter que ler, caso não tenha lido, se não vou cometer spoiler, hahaha.



Resolvi escrever essa mini resenha porque li esse livro quando estava na 4° série e ele me marcou muito. Fiquei encantada com a personagem. E desde então tive o desejo de ser professora. Quando eu estava no 2° ano da faculdade, achei esse livro no sebo, e comprei, lembrei de todas as impressões que esse livro me causou quando eu li, foi muito especial. Realmente o Ziraldo soube criar uma personagem fantástica e inspiradora, uma pessoa que ama as pessoas e a vida, que ama o conhecimento e que sabe persoadir, encantar. E carrego comigo essa personagem, sempre quero carregar, é uma grande inspiração.
O filme realizado em São João Del Rei, me encantou também. Achei que Paola Oliveira interpretou maravilhosamente a personagem e tudo no filme foi muito bem idealizado. O cenário e a cidade incorporaram muito bem o que o livro passa. Excelente adaptação.
Para finalizar esse post, convido você a ler esse obra e todas do Ziraldo, pois ele é um grande escritor, um artista fabuloso, incrível. Vamos valorizar nossa Literatura que é muito rica. Espero que tenham gostado. 😄



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parcerias


Parcerias, digulgadores desse Blog:










Quer ser parceiro(a)?

Envie um e-mail para: larissa.coriemariae@gmail.com