sexta-feira, 26 de maio de 2017

Tratado sobre a Alegria








Hoje foi um dia alegre, leve, muito feliz na minha vida. Compreendi que a felicidade está nas pequenas coisas, e que os momentos ainda que pequenos, mas vividos com intensidade podem ficar eternizados, se pararmos para vivê-los com nossa alma.
Compreendi que podemos viver momentos tristes, angustiantes, podemos sofrer muitas provações, sofrer com o outro e ter compaixão. Mas nada disso tem o poder de tirar nossa alegria interior se ela está fixada em Deus, se nosso coração estiver confiante n'Ele.
Compreendi que não podemos permitir que nossa mente se prenda em pensamentos negativos como medo, preocupações exageradas, lembranças ruins e acontecimentos passados. Nem o nosso coração deve estar preso a sentimentos ruins de tristeza, angústia ou desespero. Mas sim entregar tudo isso a Deus e deixar que Ele cuide de tudo isso. Saber que nossa alegria está NELE e não nos acontecimentos nem nas circunstâncias.
Agora queria compartilhar as leituras que meditei hoje. A minha meditação foi o Evangelho do dia, o Salmo 15 e dois trechos do livro do Eclesiástico.
Evangelho João 16, 20-23: "Mas eu vos verei novamente e o vosso coração alegrará, e ninguém poderá tirar vossa alegria."
Salmo 15 : " Sois o meu Senhor, fora de Vós não há felicidade para mim. (...) Por isso meu coração se alegra, e a minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro. (...) Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de Vós e delícias eternas à vossa direita." 
Eclesiástico 13, 32: " O sinal de um coração feliz é um rosto alegre."
Eclesiástico 14,14: "Não te prives de um dia feliz e não deixe escapar nenhuma parcela do precioso dom."
Bom, eu fiquei muito impressionada com o carinho de Deus para comigo, pois o Evangelho era o do dia, mas o Salmo e as passagens do Eclesiástico achei por um acaso folheando a Bíblia! Incrível como tudo está falando de alegria nesse dia que vivi tão alegre, bem no dia de São Felipe Néri, o santo da alegria! Compreendem como Deus é explêndido? É que muitas vezes não paramos, não sabemos ouvi-Lo. Não O buscamos como deveríamos, mas Ele sempre tem muito a Nos dizer.
E hoje Ele me diz que a vida não é feita de tristeza nem de sofrimentos. Fazem parte mas não nos constituem infelizes ou tristes. Podemos passar por momentos tristes sem sermos tristes. Nossa alegria deve ser inabalável pois vem de Deus que é eterno, Ele não passa, nunca passará e está junto conosco o tempo todo, e nos ama intensamente, infinitamente.
O que quero dizer com esse post afinal? Não dê abertura para cara feia, para palavras negativas, para sentimentos ruins nem lembranças ruins. Não deixe coisas ruins tomarem seu coração e sua mente. Preencha-se de coisas boas, perdoe quem lhe fez mal, não fique a remoer. Peça perdão também.
Perdoe-se pelo que você arrepende de ter feito, deixe Deus curar o que lhe machuca, entrega a Ele sua vida e tudo o que se passa no seu interior. Sorria sempre, não deixe de sorrir, dê muitas risadas, lembre de coisas boas e engraçadas, procure pessoas que te levam pra cima, que sejam alto astral. Leve alegria aos outros, coloque alguém pra cima, faça alguém rir.
Chore quando for preciso também, mas chore para a pessoa certa e para Deus, pois as lágrimas lavam o nosso coração e Deus recolhe nossas lágrimas, Ele nos consola e ressuscita a alegria em nós. Console alguém que precisa ser consolado.
Não deixe de fazer o que você gosta, pratique hobbies, faça propósitos e cumpra-os, não ouça pessoas que te desanimam de realizar seus sonhos, dê passos para conseguir realizá-los. Ouça a música que você gosta, muitas vezes e cante junto, dance também se gostar de dançar.
Não tenha medo de parecer ridículo (a), não ligue para que os outros pensam e falam e também não acredite no que as pessoas falam, muitas são invejosas e querem nos ver para baixo.
Como Clarice Lispector disse, quem é feliz não tem tempo para nada, nem mesmo para ficar triste.
Bom, é isso, não quero que seja um texto de auto-ajuda mas sim um incentivo para quem ler esse post, para dizer sim à alegria, pois a alegria é o desejo de Deus para nós.








2 comentários:

  1. Que mensagem linda Larissa!!
    Fiquei maravilhada lendo o seu texto, observando as coisas simples e lindas da vida que você teve a oportunidade de sentir naquela tarde...
    A vida é linda sim e encontrar a felicidade é simples: são as pessoas que complicam não é mesmo? rsrs

    Nos três momentos que viveu você encontrou com a natureza, com Deus e com você mesma, em perfeito estado de serenidade e contentamento!!
    Assim é a vida, um misto de simplicidade e alegria com as pequeninas coisas...
    E jamais nos abaremos pela tristeza querida, porque chorar também faz bem!! Mas depois do choro, sempre vem o sorriso!! Renascemos e fortalecemos!!!

    Desejo um final de semana maravilhoso querida!!
    Fique bem!!
    Beijos e carinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana!
    Que bom que gostou, acho que escrevi um post que combina com seu blog, ahaha...
    Sim, realmente a felicidade é simples e a gente que complica!
    Verdade, o choro se complementa com o sorriso, vem um e depois o outro!
    Sim, encontrar com Deus, com a natureza e consigo mesmo, eis aí um sentido verdadeiro para a felicidade!
    Muito orbigada!
    Igualmente a você, e abençoada semana!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir