quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Educação Artística






Esses dias fiz uma coisa que nunca havia feito: vi um anúncio do Youtube até o fim, pois sempre clico correndo em : "pular anúncio", acho que todo mundo né? rsrs. O anúncio era uma espécie de reportagem sobre as obras de arte, museus, etc. Dizia que muitas pessoas no Brasil, nunca tiveram oportunidade na vida de visitar um museu, não entendem de obras de arte, nem se interessam por isso. Claro que achei muito interessante, tudo a ver com meu blog né?  
Adélia Prado, em uma entrevista que ela deu em 2008 no programa "Sempre um papo", explica como a Arte é elitizada, e que se esconde a beleza das pessoas mais inferiorizadas economicamente. Ela diz que beleza não é luxo e sim necessidade, há pessoas que tem vergonha de entrar numa livraria, como se não merececem, e conta o episódio do pedreiro assistindo Ballet e cutucando o outro e dizendo: -  isso aí é Ballet, viu? "Sou pedreiro mas entendo de Ballet, tenho dignidade". E todo mundo entende de tudo, é a coisa mais democrática que tem, salienta Adélia.
Gosto de uma frase que ouvi no dia da minha formatura: "Livre é aquele que é preso no livro." E complemento dizendo que livre é todo aquele que é preso não só no livro, mas em toda forma de Arte, pois a Arte é a mais bela expressão do que somos, sentimos, sonhamos, julgamos, etc. Todo ser humano sente, sofre, ama e tem o direito de se expressar, de se humanizar, e a arte tem esse "condão" e isso é universal, não é privilégio de ninguém.
Que sejamos mais humanos, que a Educação Artística seja valorizada: uma pessoa que descobre seus talentos, é uma pessoa mais inteira, mais repleta de sentido na vida, pois se realiza como ser humano, pois a Arte nos humaniza, nos traduz e mostra a nós mesmos quem somos, tem um "que" de identidade, a expressão do nosso "eu" interior que vai além do nosso rosto, traços físicos, dos documentos e de nossos bens materiais. Somos mais que nossos corpos e necessidades básicas.
Para concluir, digo que deveriamos ler mais, apreciar mais as obras de Arte, visitar museus, cidades históricas, dar valor na nossa cultura etc. Mas além de tudo isso, mais importante que apreciar a arte é ser um artista! Não tenham medo, descobra seu lado artista, descubra quem você é! Músico, artista circense, ator, pintor, fotógrafo? Todo mundo tem seu lado artista, descubra e seja de propósito e vá em frente.



"Todo o artista molha o pincel na sua própria alma e pinta a sua própria essência nos seus quadros." Henry Ward Beecher


“Adquirir o hábito da leitura é construir para si mesmo um abrigo contra quase todas as misérias da vida”. Somerset Maugham



Nenhum comentário:

Postar um comentário