quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ordem Cartuxa

"O mundo gira enquanto a cruz permanece intacta"





Ordem dos cartuxos, a mais rigorosa da Igreja Católica, me causa muita admiração, por isso meu interesse de escrever sobre ela aqui no blog. 
Bom, a ordem foi fundada por São Bruno há quase um milênio, na França, A Grande Chautrense, que foi a confirmação de um bispo da época, chamado São Hugo, que havia sonhado com sete estrelas, nessa montanha onde foi fundada a primeira cartuxa. Essas sete estrelas se referiam aos seis jovens e a São Bruno, a quem estavam acompanhados.
Então eles abandonaram tudo e se confinaram a viver em silêncio e contemplação, se imolando pelo mundo, a sós com Deus, no deserto. Grande ordem contemplativa, de imensa rigorosidade, pois só conversam uma vez na semana por uma hora e a refeição é bem limitada. Rezam a Liturgia das horas sete vezes ao dia, porém se reunem somente três vezes: na Santa Missa, nas Laudes e Vésperas.
O dia todo é na cela, em trabalho manual e em oração. A cela é enorme, há uma sala de entrada onde o monge reza uma ave-maria antes de entrar, depois tem a parte principal, onde o monge passa a maior parte do tempo, tem o lugar de trabalhar e um jardim que ele mesmo cuida. A cela é uma casa.
O lema da Ordem é : "O mundo gira, enquanto a cruz permanece intacta."


São Bruno



Brasão



Grande Chautrense, França


Depois de mais de dez anos,  a Grande Cartuxa, concedeu que fizessem um documentário sobre a Ordem. Foi filmada por vários meses em 2005, e esse documentário se chama "O Grande Silêncio".
Está disponível no youtube e particularmente acho muito edificante, quem tiver oportunidade, assista.
Ao longo da filmagem, mostra os monges, rezando, comendo, trabalhando, e conversando nos dias em que são permitidos. No final mostra um monge cego dando um testemunho, falando sobre a morte, o mundo que perdeu o sentido de Deus e o sentido da verdadeira felicidade.
Há um livro chamado "Intimidade com Deus", escrito por um cartuxo, sobre a espiritualidade cartusiana. É excelente. Clique na foto para baixá-lo:


 Baixar



Nenhum comentário:

Postar um comentário